terça-feira, maio 9

Cinema? Rá!

Não vou mais ao cinema. Quer dizer, não vou mais ao cinema adulto.

A coisa mais adulta que vi, no cinema, recentemente, foram as Crônicas de Nárnia: eu e Madame nos enfiamos no Cinemark no aniversário de doze anos de casamento, largando as crianças aos prantos com os avós desesperados (we do not believe in nannies). Programa inesquecível: “Que fizeram nas suas bodas de seda?” “Ora, fomos ao cinema.” “Uau, seu marido é realmente um gastador...”

Por isso, o DVD-player, quando conseguimos um tempinho para ver algo acima dos doze anos, é muito útil.

Ir à bloqui-bãster é muito asséptico. E há sempre uma guerra com as crianças, nas fuças de quem eles gentilmente espalham brinquedos de durabilidade zero e balas do mais energético açúcar. Isso, sem falar na briga de balões, sempre azul contra amarelo, com o risco iminente de um enfiar aquele plastiquinho que segura a bexiga no olho do outro.

Por isso, minha mania, agora, vai ser passar a ser ir aos sebos de DVDs, no Centro. Há um, na Senador Paulo Egídio, que os donos são bolivianos (decerto fugidos do Zacharias). Pesquei lá, há algum tempo, o Hope and Glory, com duas décadas de atraso. Segui recomendação de pessoa bastante adulta e, por isso mesmo, não me decepcionei – não vou dizer, como ele, que é o melhor filme de todos os tempos (há Mary Poppins, por Deus) – mas é, de longe, o melhor filme sobre a Segunda Grande Guerra (ainda se fala “Segunda Grande Guerra”?) que eu já vi.

Numa febre faroéstica, também descolei Il Buono, Il Brutto, Il Cattivo, C’era una Volta il West, Os Cowboys e o melhor de todos: Meu Nome é Ninguém.

Tudo com a vantagem adicional de que minhas pipocas – feitas na panela, com azeite extra-virgem, e perfumadas com manteiga Viação derretida – são muito melhores que aquele isopor oleoso do cinema.

5 Comentários:

Anonymous Anônimo disse...

Oi rapaz,

até que enfim escreveu novidades por aqui. Aniversario de casamento no cinema? Hmmm sentara-se na última fila e ficaram fazendo indecência enquanto rolava o desenho animado? Hehe... beijos.. Tbem fiz aniversario de casamento e, pensando bem, nem ao cinema fui.

10.5.06  
Blogger Jorge Nobre disse...

Nárnia é um bom filme. Os bichos represetam melhor que quase todas as pessoas. A caçulinha se salva, mas só ela.

É verdade que vi o filme dublado, e isso faz muita diferença. Eu fui ao cinema com os filhos de um amigo meu.

13.5.06  
Blogger mauro disse...

Olá, olá. Depois fomos ao La Tambouille e pagamos nossos pecados. E, Jorge, embora a maquiagem ajude, o Sr. Tumnus também não foi mal, não é?

15.5.06  
Anonymous Anônimo disse...

E gostou da cena do Thank you Adolf?

15.5.06  
Blogger mauro disse...

Ah, sim - a cena é boa, e a frase talvez seja a melhor da história do cinema. Mas as memórias do avô, ah, as memórias do avô...

16.5.06  

Postar um comentário

<< Home