terça-feira, março 21

Ma che...

Você é capaz de negar ao seu filho um sanduíche (sanduíche, caramba; lanche é outra coisa) do McDonald’s? E quando ele tem um chilique, se joga no chão, diz que te odeia, consegue negar ainda assim? E, pior: quando ele se comportou direitinho e acha que merece um prêmio? Nega?

Não? Então pare de ler aqui, porque eu vou ofender.

Se você continuou a ler, é porque é pessoa madura e equilibrada, capaz de resistir à força do McDonald’s. Mas, se você for capaz de resistir só porque assistiu Supersize Me e gostou (e diz para os filhinhos, com uma melancolia andrógina “não, filho, porque engorda, faz mal”) então também pare de ler agora, porque também vou ofender.

Agora que só sobrei eu, vou falar sozinho.

Deus, como somos imbecis. Que país de imbecis.

A Procuradoria da República e o McDonald’s fizeram um termo de ajuste de conduta para que este passe a vender os brinquedinhos que vêm com o máquilanche-filiz, sem que o cidadão tenha que comprar o lanche (aí é lanche mesmo, porque não é só o sanduíche).

Meu-Deus-do-Céu. Sem contar a bissoluta falta do que fazer, será que ninguém – nem o McDonald’s – percebe que o McDonald’s é lanchonete, não é lojinha de brinquedo? Será que somos tão imbecis a ponto de não perceber que o brinquedinho é marketing, é malho? Será que ninguém é capaz de entender que você só ganha a porra do brinquedinho, se comprar a porra do máquilanche-filiz?

Ou será função constitucional da Procuradoria Federal evitar chiliques de criancinhas na porta do McDonald’s?

Ah, mas o Código de Defesa do Consumidor impede que a venda de uma coisa dependa da venda de outra coisa. Ora dane-se o Código de Defesa do Consumidor. Não sabe ler, não?
Quer o brinquedinho? Compre o máquilanche-filiz. Não quer comprar o máquilanche-filiz? Fique sem o brinquedinho. Ninguém vai morrer por causa disso.

Um país como este se faz com imbecis e liminares.
(Ah, as ofensas, quase esqueci: negue alguma coisa para os filhos, seu pamonha. Exerça seu pátrio poder com arbitrariedade, ao menos de vez em quando. Diga “não”, e ponto. Você sabe o porquê, e é o bastante; não precisa ficar se explicando. Famílias não são uma democracia. Seus filhos precisam ter alguma coisa para aporrinhá-los, precisam se rebelar. Por que não contra você? Se quer que todos te amem, compre uma fantasia do Barney e saia rebolando, por aí. Pamonha.)

10 Comentários:

Blogger Marcos Matamoros disse...

Mauro,
Eu li até o fim, e concordo totalmente com você. O Brasil é realmente um país de imbecis - e de liminares imbecis. Eu ainda não tenho filhos, mas me lembro de como foi importante para mim quando meus pais negavam alguma coisa. Eu não morri nem deixei de gostar deles
PS: É possível processar a procuradoria por estupidez?
Um abraço,
Marcos

21.3.06  
Blogger Anvil disse...

Que país bonito.

Brasil é o terror.

21.3.06  
Blogger Edilson Pantoja disse...

Apesar dos pesares, cheguei ao fim. É uma pena! Não o seu texto inteligentíssimo, mas essa nossa realidade.
Abraços de Belém!

22.3.06  
Blogger mauro disse...

Marcôs, não é possível, porque o Judiciário não reconhece estupidez, quando a vê. E a vê todo dia... Dante, olá! Ah, me alegro a cada manhã, não desisto nunca, you know the drill. Ei, Edilson, como vão as coisas aí? Podia ser pior, though: vai que de repente eles mandam a Ri Happy vender hamburguer...

22.3.06  
Anonymous Anônimo disse...

hahahahahahaha... adorei. Mas acompanhe meu raciocínio, pamonha. Para que o seu filho chegue ao ponto de dar chilique por causa de um sanduíche do McDonald´s quer dizer que você, fazendo uso do seu pátrio poder, obrigou arbitrariamente, seus filhotinhos a engolirem esse lixo. E gostarem. Ou não chilicariam da próxima vez.
Então... ah.. me perdi... rs.. Beijos e saudades de textos mais frequentes. Claudia.

22.3.06  
Blogger Bela disse...

Ai que alívio! Fico irritadíssima com os meus amigos que tem filhos e vivem me chamando de autoritária, classe em que posso incluir tranquilamente os avós dos meus filhinhos. menino, essa onda de ser amigote dos filhos é um saco!
Eu sou mãe deles, amigo eles vaõ ter montes vida afora...entonces, não é não é tá falado.
Tõ recomendando esse post pruns amigos, visse?
hehehehe
Beijo

25.3.06  
Blogger mauro disse...

Ah, ólá, Caleidoscópica. Pois é, para mim, bundamolice com filho é confissão de culpa. E endurecer com ternura não funcionou nem com guerrilha, imagina se ia funcionar com filhos...

27.3.06  
Anonymous Anônimo disse...

Muito bom. :>)

31.3.06  
Blogger mauro disse...

Ei, olá Alexandre. Viu, também sei ofender! ;)

31.3.06  
Anonymous Anônimo disse...

como assim chilique de se jogar no chão? caso para não só negar a porra do méquidonalds como para dar uns bons croques na cabeça do pequeno pentelho.

13.4.06  

Postar um comentário

<< Home