domingo, outubro 2

Porgy & Bess.

Em 30 de setembro de 1935, Boston assistiu à premiére de “Porgy and Bess” . Escrita por George Gershiwn a partir de uma história de Dorothy e DuBose Heyward, “Porgy and Bess” é uma ópera folk, que já foi levada, até, ao Scala – aliás, foi a primeira ópera escrita por um americano a chegar lá.

Como toda (boa) ópera, trata de vida e morte, desespero e amor – mais especificamente o amor de Porgy, um pobre aleijado de uma cidadezinha na Carolina do Sul, pela bela Bess, que é a mulher de um valentão local, preso por homicídio.

Pelas tantas, como o valentão vai em cana, Porgy acolhe Bess, que não tinha a quem recorrer. E, na volta daquele, vem o ponto alto da ópera, “I Loves You Porgy”. A música é de George, mas a letra é de Ira Gershwin (em co-autoria com os DuBose). Julgue por você, com a Nina Simone cantando:

I loves you, Porgy,
Don't let him take me
Don't let him handle me
And drive me mad
If you can keep me
I wanna stay here with you forever
And I'll be glad

Yes I loves you, Porgy,
Don't let him take me
Don't let him handle me
With his hot hands
If you can keep me
I wants to stay here with you forever
I've got my man

I loves you, Porgy,
Don't let him take me
Don't let him handle me
And drive me mad
If you can keep me
I wanna stay here with you forever
I've got my man
Someday I know he's coming to call me
He's going to handle me and hold me
So, it' going to be like dying, Porgy
When he calls me
But when he comes I know I'll have to go

I loves you, Porgy,
Don't let him take me
Honey, don't let him handle me and drive me mad
If you can keep me
I wanna stay here with you forever
I've got my man

Uma música dessa, claro que o Reverendo Brown queria cantar. Mas como ficava esquisito ele ficar falando que amava o Porgy, inventou sua própria história, e Porgy virou mulher. Aqui, a versão dele, maneiríssima.

Enjoy.

6 Comentários:

Anonymous Anônimo disse...

O caso dos irmaos Gershiwn é irônico...


Os autores das mais tradicionais canções americanas não são americanos natos.


Coisas que só a música/arte pode produzir.

Estou certo?


Ass. Carlos Henrique

3.10.05  
Blogger mauro disse...

Ô, Carlão.

Até onde eu sei, George e Ira nasceram em Noviorque, filhos de judeus saídos da Rússia.

De qualquer modo, não deixa de ser admirável o talento que tinham - Porgy&Bess é uma ópera "genuinamente" negra e parece que, nas disposições testamentárias do George, ficou dito que não pode, jamais, ser interpretada por ator branco.

Abraços,

Mauro

3.10.05  
Anonymous Anônimo disse...

Dr. MC:

Só para variar um pouco eu me expresso mal.

Na verdade, quando disse "não são americanos natos" queria, justamente, me referir a esse aspecto de serem filhos de judeus russos.

De qualquer forma, a versão de Porgy & Bess com o Louis Armstrong e a Ella Fitzgerald é um desbunde.


Ainda sobre o tema de compositores "quase" americanos, o caso do Irving Berlin também é emblemático. Salvo engano, o autor de Cheek to Cheek também é filho de judeus. O engracado é que praticamente metade das grandes canções americanas são compostas pelo Berlin.

A outra metade é de autoria do Harry James, irmãos Dorsey, Benny Goodman, Glenn Miller, etc.

Abraços!



Carlos Henrique

5.10.05  
Blogger rodrigo de lemos disse...

nina simone cantando I loves you Porgy é realmente ótimo. e ela também era excelente. pena que gravou umas bobagens, mas num standard assim ela se sai muito bem.

boa lembrança, mauro!

6.10.05  
Anonymous Anônimo disse...

Eu sou fã incondicional dos Gershwin, e de Porgy & Bess, e de ópera, Maurô, mas confesso que cheguei à ópera de Catfish Row pela via do jazz -primeiro Miles, depois Ella e Louis. Só fui ver "como ópera" depois de muito tempo. E, quando assisti, fui acometido de momento juvenil, na cena em que Crown surra Porgy, que na montagem a que assisti tomava a forma de umas bicas no carrinho em que Porgy se arrasta. E eu pensando "manhê, ele tá chutando o carrinho do aleijado". Miló só ouvir. ;-)

18.10.05  
Blogger mauro disse...

Oi, Filtê. É, Porgy é ópera para tough guys. O "filme" com o Poitier também não é para qualquer estômago, não...

19.10.05  

Postar um comentário

<< Home