segunda-feira, outubro 10

Preconceitos, preconceitos.

Quem me conhece, sabe que eu sou um cara bastante tolerante - e se acham outra coisa, não têm coragem de dizer.
Acho que essa estória (o Houaiss diz que "estória", veja você, é uma palavra antiga, e que é o mesmo que "história"; mas não é, não), que essa estória de maiorias e minorias, de preconceitos, só serve para animar conversa. No dia-a-dia, no cara-a-cara, no mano-a-mano, tudo é no um-a-um. Quer dizer, é impossível você ter um preconceito contra as pessoas que você já conhece. E como eu só convivo com pessoas que já conheço, preconceito, para mim, não é grande coisa.
Reconheço, porém, que o preconceito deve influenciar muito a vida dos caixas de estação de metrô, que convivem com um monte de gente que não conhecem, e devem arrumar preconceitinhos para fazer o trabalho mais rápido:
Voz na Cabeça do Caixa: “Aí vem um japonês. Japonês só compra múltiplo 10. Pronto, separei.”
Japonês: “Um múltiplo 10, por favor.”
Caixa: “Pois não.”
Voz na Cabeça do Caixa: “Uôôô-lé...”
Mas tem gente que vive em função desses preconceitos. Tem gente, por exemplo, que ama as minorias, mesmo sem conhecê-las. Que, muito embora não goste de futebol, quando é obrigado a assistir um jogo, quer saber quem é o mais fraquinho, só para torcer contra o mais forte.
E há os que vivem por conta das minorias, como gigolôs dos desfavorecidos. Alguém, aliás, nesse quesito, acaba de bater recorde: vai ter um festival de cinema com uma programação especial direcionada à vida sexual dos surdos gays.
Achei, primeiro, que não ia ter lá muito público – afinal, não se ouve (epa!) falar de surdos gays todo dia. Mas aí lembrei que, quando era moleque, tinha aquela brincadeira que fazia muito sucesso:
Eu, falando bem baixinho: “Todo viado é surdo”
Amigo, distraído: “Ãhn?”
Aí, o potencial do mercado.

9 Comentários:

Blogger Jorge Nobre disse...

Existe mesmo essa "programação especial direcionada à vida sexual dos surdos gays"? O link que você deu é só para assinantes do UOL.

11.10.05  
Blogger mauro disse...

Nobre Jorge! Bom vê-lo por aqui!

A notícia é real, juro.

Vem assinada por Mônica Bérgamo com o título "Gestos": "O festival de cinema Mix Brasil, que acontece em novembro em SP, terá uma programação especial direcionada à vida sexual dos surdos gays. Serão três curtas e três longas do Brasil, EUA e África do Sul que apresentam as dificuldades enfrentadas por pares de namorados, inclusive com cenas de sexo. O longa brasileiro chama-se "Nossos Mundos", é dirigido pelo jornalista e cineasta surdo Celso Badin, e mostra os empecilhos cotidianos de dois homens, um surdo e um ouvinte."

11.10.05  
Anonymous Anônimo disse...

foi bom o seu dia, quiança?

13.10.05  
Blogger Marcos Matamoros disse...

Mauro,
Isso é que é segmentação de mercado. Quem sabe em 2006 não fazem um ciclo de cinema em braile direcionados para cegos gays?
Um abraço,
Marcos

13.10.05  
Blogger mauro disse...

Marcos, aí fica perigoso: a pretexto de apalpar a tela, a sessão pode descambar...

13.10.05  
Blogger Marcos Matamoros disse...

Mauro, talvez seja isso que os cegos gays queiram (rs). Uma pergunta cretina me ocorreu: como alunos cegos - heterossexuais ou não - passam cola em braile?
PS: O blog é divertido. Eu tenho acompanhado há algum tempo depois de ter visto menções no puragoiaba
Um abraço,
Marcos

13.10.05  
Blogger mauro disse...

Ei, Marcos, obrigado. O meu não é um blog que eu particularmente goste. A idéia inicial era escrever pequenas croniquinhas, mas perdi o rumo. Um dia, quem sabe, começo a fazer o que queria, mesmo.

Agora vou lá espiar o seu. Mas sem braile.

Abraços,

Mauro

13.10.05  
Anonymous Anônimo disse...

Ok meus querido,recebi o retorno de vcs, exceto do eduardo que ainda
não se manifestou, pelo menos para comigo. Colocarei um adendo à carta
que enviarei amanhã para o guilherme, acrescentando o projeto de trabalho
para ele.Isto é muito importante e eu já estava pensando em
cobrar-lhes essa providência. Afinal eu não quero tão somente a minha
paz. Faço questão de ver o guilherme gerindok a sua vida e para isso
estou disposto a contribuir com a parte financeira, deixando com vcs
combinarem as providências. fico no aguardo de novas notícias.
Saúde,paz e bênçãos para todos. Adroaldo.

14.10.05  
Blogger mauro disse...

Adroaldo: uh?

14.10.05  

Postar um comentário

<< Home