quarta-feira, outubro 19

Anhangabaú.

Tropecei, outro dia, em uma depressão no calçamento português do Anhangabaú, perto do edifício Conde de Prates. As pedras brancas, ali, pareciam mais brancas, mas o cimento (ou rejunte, sei lá), parecia mais escuro, meio amarronzado.

O tropeção desviou minha atenção do livro que lia, enquanto caminhava – A Doida do Candal. Retomei, na página errada. Margarida murmurou: “Que fiz eu da minha vida!... Como posso eu pôr os olhos no vosso rosto, meu Deus!”. Apesar de estarmos na primavera, um vento frio tentou virar a página e eu, com um arrepio, fechei os dois botões do paletó.

Nunca me lembraria disso se, no dia seguinte, não me tivessem dito que uma moça, de vinte e poucos anos, havia se atirado de um dos andares mais altos do prédio.

4 Comentários:

Anonymous Anônimo disse...

suicídio é coragem ou covardia?

19.10.05  
Blogger mauro disse...

Fala aí, Anô.

Veja se isto responde: "The man who kills a man, kills a man. The man who kills himself, kills all men; as far as he is concerned, he wipes out the world. His act is worse (simbolically considered) than any rape or dynamite outrage. For it destroys all buildings; it insults all women".

Adivinha quem disse.

20.10.05  
Blogger Jorge Nobre disse...

Não li esse livro do Camilo.

Se eu fosse viver uma cena assim o livro citado seria "Antigona", de Euripedes.

20.10.05  
Blogger mauro disse...

Nobre Jorge!
A Doida do Candal não chega aos pés da loucura euripideana.
Mas foi fato, a coincidência. Então narrei-a, foi só.
Abraço!

20.10.05  

Postar um comentário

<< Home