quarta-feira, março 23

Explicando.

Melhor explicar o último post, antes que eu esqueça porque o escrevi. É que é quase uma fixação nacional a comparação com os EUA: foram descobertos na mesma época, ambos eram colônias, etc. Mas um deu errado, outro deu certo. Por quê? A explicação mais comum culpa o catolicismo português pelos nossos erros e atribui ao protestantismo anglo-saxão o desenvolvimento dos primos do Norte - tudo nos conformes de um livrinho antigo, de Max Weber. Mas há um livrinho mais antigo, o que eu mencionei ontem, que traz uma explicação, senão mais factível, ao menos mais atual: é que, aqui, falta classe média – e, por isso, falta classe média no governo. Não é que ninguém da classe média seja eleito – é que, quando se é eleito, parece haver uma metamorfose, que apaga da lembrança as macarronadas de domingo. Vivemos, por isso, nas mãos da aristocracia e da plebe. E, por isso, vamos mal: “Aqueles são ciumentos, estes desprezadores, vícios contrários à amizade e portanto ao regime político que tem sua origem na benevolência” (o Estagirita, de novo).

4 Comentários:

Anonymous Anônimo disse...

O problema do Brasil não é a falta de classe média no governo, até onde sei nos EUA a classe média tb não está no governo e isso faz muito bem ao país, acho q não é essa a diferença...

23.3.05  
Blogger mauro disse...

Flávia,

Nos EUA, o Bush metodista, de hoje é muito mais classe média do que o bostonian Kerry, aristocrata que só. Só não perca de vista que classe média é muito mais que um estado financeiro - é um estado de espírito que, infelizmente, estamos perdendo por aqui. Aliás, desde que era garotinho, e meu pai andava quebrado, o insulto mais sacana que soltava contra os outros era "burguesinho"... E o povo ficava mais irado do que se eu xingasse a mãe. Mudou?

23.3.05  
Blogger mauro disse...

Ah: no fundo, eu acho que essa é só mais uma das explicações para a distância. Pena que as diferenças sejam muitas, e não dê para fazer mágica...

23.3.05  
Anonymous Anônimo disse...

Sim, sim... concordo, levando em consideração que a classe média é mais que um estado financeiro acho que fica mais compreensível a explicação. Embora eu continue achando que o Kerry, como democrata, é mais classe média que o republicano Bush. Mas você tem razão, essa é só mais uma exlicação para as diferenças...

24.3.05  

Postar um comentário

<< Home